1

Imagine o seguinte cenário: uma turma de Book 10 está prestes a se formar, cheia de meninas adolescentes que começaram o BRASAS ainda crianças e outras que caíram ali de paraquedas no meio do caminho. À frente dela, um ótimo professor, capaz e experiente, e que consegue conquistar seus alunos sem perder o ritmo.

A princípio, imagina-se que tais adolescentes estão “doidas” para concluírem o BRASAS. O processo de aprendizado, embora dinâmico, também é desafiador. É normal que, depois de um processo intensivo de aprendizado, as pessoas precisem de um gás extra ou um fôlego a mais. Ainda assim, na unidade do BRASAS de Duque de Caxias, um fato inusitado e interessante aconteceu e, enquanto professora da unidade, mesmo estando de fora da situação, achei que seria válido compartilhar. It’s… Inspiring, to say the least.

Quando nossos alunos chegam ao nível avançado, nós, professores, já começamos a falar sobre as aulas de conversação, das quais eles podem participar a partir do Book 8, mas que geralmente optam por fazer depois do Book 10. Muitas vezes, converter formandos em alunos de conversação pode ser uma tarefa difícil para nós e para os diretores também. Mas não é que dessa vez foi muito mais fácil?

A turma de Book 10 do teacher Dennis simplesmente não queria se separar. Como assim? Isso mesmo! Tais adolescentes demonstraram interesse e vontade de fazer as aulas de conversação… Desde que fizessem juntas, mantivessem a mesma turma e, o mais importante: o mesmo professor.

E isso diz muito sobre a unidade e sobre as alunas, mas diz muito mais sobre o método BRASAS e o BRASAS Teacher. O professor Dennis, que por anos – e anos difíceis, anos pandêmicos – ficou à frente da turma, conseguiu fazer com que todas aquelas meninas se mantivessem interessadas, animadas e unidas com um único intuito: aprender inglês.

Por meio da nossa metodologia, ele mostrou para elas que aprender inglês pode ser divertido, que não é porque estão falando em outra língua que não podem compartilhar histórias… Muito pelo contrário. Ele e o BRASAS deram a essas meninas todas as ferramentas necessárias para que pudessem expressar suas opiniões, seus medos e desejos em inglês, e proporcionaram um espaço no qual elas se sentiam confortáveis para falar, e errar, e serem corrigidas e tentar novamente.

Não é à toa que elas quiseram continuar juntas no mesmo dia, no mesmo horário e com o mesmo professor. Quando nós, professores, fazemos o nosso trabalho como deve ser feito, com dedicação, com profissionalismo e com amor, ele é recompensado.

Deixo aqui, neste texto, minha admiração e meu agradecimento ao teacher e ao curso. Uma dessas alunas é minha irmã, que hoje me enche de orgulho com sua pronúncia maravilhosa e sua capacidade de argumentar, rir, discutir e sentir empatia em uma língua completamente diferente da nossa.

O professor Dennis, da unidade Duque de Caxias, e o BRASAS English Course como um todo, cativaram todas essas alunas e são responsáveis pela criação desse vínculo. Desejamos muito sucesso para essa turma de Conversation!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments